Home Care Center 11 anos

Cases e Dicas de Saúde

Cuidados diários para manter a saúde bucal em dia

Implantes, cirurgias, próteses, clareamento dental. Os avanços na área da odontologia deixam qualquer um de boca aberta. Atualmente existem tratamentos para os mais diversos problemas bucais, de dentes manchados a mal posicionados e, sem dúvida, o dentista é o melhor aliado na busca por um sorriso bonito.

O que muitas pessoas não sabem é que o principal fator envolvido na saúde bucal são os pequenos cuidados diários que muitas vezes são negligenciados por falta de tempo ou conhecimento.

Afinal, a prevenção é o melhor remédio — e, nesse caso, alguns hábitos simples podem evitar as mais variadas doenças, além de contribuir para um sorriso branco e hálito fresco.

 

Quer descobrir quais são os principais cuidados diários essenciais para manter a saúde bucal em dia? Confira nossas dicas:

 

1. Use apenas escovas com menos de 3 meses de uso

Quando foi a última vez que você trocou sua escova de dentes? Muitas pessoas não sabem, mas a vida útil desse acessório indispensável para a higiene dos dentes é de apenas três meses. Isso acontece porque o uso diário promove o desgaste gradual das cerdas, diminuindo sua eficiência na escovação.

Mas não é só isso: o acúmulo de água na cabeça da escova cria um ambiente perfeito para o desenvolvimento de bactérias e fungos que podem comprometer a saúde bucal. Por isso, é necessário substituir a escova de dentes por um modelo novo trimestralmente.

 

2. Escolha um creme dental adequado para promover a saúde bucal

Muitas pessoas acreditam, erroneamente, que o creme dental tem apenas a função de facilitar o movimento da escova. Na verdade, o creme dental — que deve conter flúor em sua composição — tem papel fundamental na prevenção das cáries, no fortalecimento do esmalte dos dentes e na proteção contra bactérias.

Atualmente, o mercado conta com uma ampla variedade de produtos, que oferecem benefícios que vão além da higiene bucal: controle do tártaro, clareamento, proteção antibacteriana e até diminuição da sensibilidade nos dentes.

 

3. Use o fio dental todos os dias

O uso do fio dental é a etapa da higiene diária que mais encontra resistência por grande parte da população. Mas usar esse acessório ao menos uma vez por dia, antes da escovação, é essencial para remover resíduos de alimentos que ficam alojados entre os dentes ou próximo à gengiva.

Usando o fio dental corretamente todos os dias é possível prevenir inflamações na gengiva, sangramentos, cáries e doenças causadas pelo acúmulo de placa bacteriana entre os dentes.

 

4. Redobre a higiene antes de dormir

Se sua mãe sempre insistiu na escovação dos dentes antes de dormir, é hora de agradecê-la. A higiene dos dentes no período noturno é a mais importante do dia, por um motivo muito simples: durante o sono, o fluxo de salivação diminui, tornando a boca um ambiente propício para a ação das bactérias causadoras de cáries e doenças que prejudicam a saúde bucal.

A higiene noturna deve incluir o uso do fio dental, a escovação dos dentes e até da língua — todo esse processo deve levar, pelo menos, dois minutos.

 

5. Use o bochecho para evitar manchas nos dentes

Uma das principais causas de manchas e escurecimento dos dentes é o consumo de alguns alimentos e bebidas com excesso de pigmentação (vinho, café, chá preto) ou muito ácidos (refrigerantes, frutas cítricas).

É impossível evitar todos esses alimentos, mas existe uma maneira simples de prevenir esse problema: basta fazer um bochecho vigoroso com água antes de escovar os dentes, removendo o excesso de corantes e a acidez. Esse hábito simples também previne que a acidez dos alimentos prejudique ainda mais o esmalte dos dentes por meio da fricção da escova.

 

As consequências da negligência com os cuidados diários de higiene bucal podem ser graves: de uma simples cárie e mau hálito a dentes manchados ou doença periodontal, problemas na gengiva e até comprometimento de vários dentes.

Por isso, investir na higiene por meio de hábitos diários é a melhor maneira de promover a saúde bucal e garantir um sorriso saudável durante toda a vida.

 

E você, como cuida dos seus dentes?