Home Care Center 10 anos

Gerenciamento deDoenças Crônicas

Asma

Segundo a SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia), a Asma é uma doença comum das vias aéreas ou brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões) causada por inflamação das vias aéreas. A asma causa os seguintes sintomas:

 

  • falta de ar ou dificuldade para respirar;
  • sensação de aperto no peito ou peito pesado;
  • chio ou chiado no peito;
  • tosse.

 

Esses sintomas variam durante o dia, podendo piorar à noite ou de madrugada e com as atividades físicas.

Embora não exista cura, existem tratamentos que melhoram muito os sintomas da asma e proporcionam o controle da doença. Assim, asmáticos tratados podem ter uma qualidade de vida igual a de qualquer pessoa saudável.

 

 

Como funciona a Central de Saúde Digital para quem sofre de Asma?

O atendimento é realizado de acordo com o seu perfil de saúde, seguindo protocolos clínicos.

Para que o serviço aconteça, é necessário baixar aplicativo Wippe Track, disponível na Play Store e App Store e se cadastrar.

No aplicativo você vai inserir os resultados de seu exame de espirometria e saberá sua idade pulmonar.

Caso você possua um oxímetro, você também poderá incluir seus dados de saúde através deste dispositivo e transferir os resultados no aplicativo para que nossa Central de Saúde Digital acompanhe em tempo real.

A interação acontece de forma exclusiva, com orientações de saúde personalizadas. Nosso principal objetivo é ajudá-lo a melhorar seus hábitos de saúde e conquistar mais qualidade de vida!

Confira algumas dicas:

Diminua o ritmo Diminua o ritmo: faça pausas entre as tarefas e evite atividades que pioram os seus sintomas. Se achar melhor, faça uma lista diária de tarefas – isso pode ajudar a evitar que você se sobrecarregue. Você pode criar recompensas para a realização de objetivos simples.
Converse com outras pessoas Converse com outras pessoas: fóruns e outros grupos na internet podem ser usados para trocar experiências sobre a asma, além de ajudá-lo a se conectar com pessoas que enfrentam desafios semelhantes. Se seu filho tem asma, tente concentrar a atenção nas coisas que seu filho pode fazer, e não sobre as coisas que ele ou ela não podem fazer. Envolver professores, enfermeiros escolares, treinadores, amigos e parentes podem ajudar seu filho a controlar a asma.
Evite seus gatilhos Evite seus gatilhos: tomar medidas para reduzir a sua exposição a coisas que provocam sintomas de asma é uma parte fundamental do controle da asma. Manter a casa sempre limpa, evitar o acúmulo de poeira e deixar algumas atividades de lado podem ajudar a prevenir uma crise.
Faça exercícios Faça exercícios: ter asma não significa que você não pode se manter ativo. Inclusive, a atividade pode prevenir ataques de asma e fortalecer seu coração e pulmões. Além disso, os exercícios ajudam no controle do peso, que podem piorar um ataque de asma. No inverno, experimente usar uma máscara para aquecer o ar que você respira durante o exercício.

 

Com os serviços da nossa Central de Saúde Digital você poderá gerenciar melhor a sua asma:

 

  • Realize medições de glicose, peso e volume de atividade física
  • Acompanhe sua saúde com uso do aplicativo Wippe Track
  • Interaja com a equipe em tempo real via chat
  • Seja acompanhado por uma equipe de enfermeiros
  • Receba orientações de especialistas em Nutrição e Psicologia
  • Realize consultas mensais de avaliação com os profissionais de saúde via telefone