Home Care Center 10 anos

Gerenciamento deDoenças Crônicas

Dislipidemia

Segundo a SBEM (Sociedade Brasileira de Endocronologia e Metabologia) a dislipidemia é caracterizada pela presença de níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue. Colesterol e triglicérides estão incluídos nessas gorduras, que são importantes para que o corpo funcione. No entanto, quando em excesso, colocam as pessoas em alto risco de infarto e derrame.

Nos dias atuais – onde predominam o sedentarismo; alimentação rica e abundante em gordura e açúcar livre; a obesidade, o estresse e o tabagismo – os estudos têm mostrado que as placas de gordura nas artérias (circulação) começam muito cedo. A estimativa é de que, aos 20 anos, cerca de 20% das pessoas estarão afetadas de alguma forma. Os eventos finais deste processo, infarto e derrame, são as maiores causas de mortalidade.

 

A obesidade tem influência significativa no metabolismo lipídico e deve ser encarada como importante fator na sua interpretação e tratamento.

Pessoas com diabetes tipo 2 têm maior prevalência de alterações do metabolismo dos lipídios. Assim, o tratamento da dislipidemia nesses pacientes pode e deve ser mais agressivo, a fim de reduzir a incidência de eventos coronários fatais.

Uma dieta hipocalórica, pobre em ácidos graxos saturados e colesterol, é fundamental para o tratamento da dislipidemia. A atividade física moderada, realizada durante 30 minutos, pelo menos quatro vezes por semana, auxilia na perda de peso e na redução dos níveis de colesterol e triglicérides. Mesmo assim, ainda pode ser necessária a administração de medicamentos.

 

Com os serviços da nossa Central de Saúde Digital você gerenciará melhor sua dislipidemia:

 

  • Realize medições de glicose, peso e atividade física
  • Acompanhe sua saúde com o uso do aplicativo Wippe Track
  • Interaja com a equipe em tempo real via chat
  • Seja acompanhado por uma equipe de enfermeiros
  • Receba orientação com especialistas em Nutrição e Psicologia
  • Realize consultas mensais de avaliação com profissionais de saúde via telefone