Home Care Center 10 anos

Gerenciamento deDoenças Crônicas

DPOC

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, ou DPOC, é a obstrução da passagem do ar pelos pulmões provocada geralmente pela fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos. A doença se instala depois que há um quadro persistente de bronquite ou enfisema pulmonar. O primeiro causa um estado permanente de inflamação nos pulmões, enquanto o segundo destrói os alvéolos, estruturas que promovem trocas gasosas no órgão.

O quadro é perigoso porque, além do potencial para interromper a respiração de vez, diminui a circulação de oxigênio no sangue e dispara substâncias inflamatórias pelo corpo todo. O risco de infarto e AVC pode dobrar. Os portadores podem ainda sofrer com fraqueza muscular, raciocínio prejudicado e até ficarem sujeitos à depressão.

 

Quais são os fatores de risco da DPOC?

 

  • Tabagismo
  • Histórico familiar
  • Inalação constante de gases, como fumaça de lenha e produtos tóxicos

 

O que fazer para prevenir a DPOC?

 

Ficar bem longe do cigarro é a maneira mais eficaz de prevenir o problema. Fazer checkups regularmente ajuda porque os sintomas podem ser confundidos com meras consequências das tragadas ou do envelhecimento. Com isso, o distúrbio avança sem levantar suspeitas e o tratamento fica mais difícil.

Novos indícios sugerem que uma alimentação equilibrada também influencia positivamente na DPOC. Enquanto o consumo de carnes processadas em excesso pode prejudicar os pulmões, um menu cheio de frutas, legumes, verduras e grãos colabora na manutenção do órgão.

Além de parar de fumar e/ou evitar o contato com outras toxinas causadoras da DPOC e usar os medicamentos conforme prescritos pelo médico, há outras formas adicionais de tratar a DPOC. São elas:

 

Reabilitação pulmonar:

Tem como objetivo fortalecer a musculatura peitoral, ampliar a capacidade respiratória e garantir autonomia na realização de atividades diárias. Pode ser recomendada pelo médico e é geralmente aplicada por outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas.

Realização de atividades físicas frequentes e moderadas:

Com recomendação médica e acompanhamento profissional, as pessoas com DPOC podem se beneficiar da realização de exercícios físicos de intensidade moderada, como caminhadas. Além de melhorar o condicionamento físico e muscular, os exercícios aumentam a capacidade respiratória, melhoram o sono, combatem a ansiedade e depressão.

 

Como funcionam os serviços para quem sofre com a DPOC?

 

O atendimento é realizado de acordo com o seu perfil de saúde, seguindo protocolos clínicos.

Para que o serviço aconteça, é necessário baixar o aplicativo Wippe Track, disponível na Play Store e App Store e se cadastrar.

No aplicativo você vai inserir os resultados de seu exame de espirometria e saberá sua idade pulmonar.

Caso você possua um oxímetro, você também poderá incluir seus dados através deste dispositivo e transferir os resultados no aplicativo para que nossa Central de Saúde Digital acompanhe em tempo real.

A interação acontece de forma exclusiva, com orientações de saúde personalizadas. Nosso principal objetivo é ajudá-lo a melhorar seus hábitos de saúde e conquistar mais qualidade de vida!

 

Com os serviços da nossa Central de Saúde Digital você poderá gerenciar melhor a sua DPOC:

  • Realize medições de glicose, peso e volume de atividade física
  • Acompanhe sua saúde com uso do aplicativo Wippe Track
  • Interaja com a equipe em tempo real via chat
  • Seja acompanhado por uma equipe de enfermeiros
  • Receba orientação com especialistas em Nutrição e Psicologia
  • Realize consultas mensais de avaliação com os profissionais de saúde, via telefone.