Home Care Center 10 anos

Gerenciamento deDoenças Crônicas

Hipertensão

O que é a Hipertensão?

Segundo a SBH (Sociedade Brasileira de Hipertensão), a hipertensão usualmente chamada de “pressão alta”, consiste em apresentar nível de pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9.

Por que nossa pressão arterial se eleva?

A pressão se eleva por vários motivos, em especial porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados, a pressão sobe.

 

Quais são os riscos de pressão arterial elevada?

 

A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao “derrame cerebral” ou AVC. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado, bem conduzido por médicos.

As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.

 

Como funciona o atendimento da Central de Saúde Digital para pessoas com hipertensão?

O atendimento é realizado de acordo com o seu perfil de saúde, seguindo protocolos clínicos.

Para que o serviço aconteça, é necessário baixar o aplicativo Wippe Track, disponível na Play Store e App Store e se cadastrar.

No aplicativo você estabelecerá metas como redução gradativa da pressão arterial, ou outras metas que desejar alcançar e que estejam relacionadas com sua condição crônica.

Você também incluirá seus dados de saúde através de dispositivos como monitor de pressão arterial, monitor de atividade física, entre outros. Esses dispositivos se conectam ao aplicativo via bluetooth, transferindo os dados para nossa Central de Saúde Digital, e serão acompanhados por nossa equipe.

A equipe, além de acompanhar seus dados e alertas, também irá tirar dúvidas e orientar você no cuidado com sua saúde. A interação acontece de forma exclusiva, com orientações de saúde personalizadas via chat ou telefone. Nosso principal objetivo é ajudá-lo a melhorar seus hábitos de saúde e conquistar mais qualidade de vida!

 

Como manter os níveis de pressão controlados?

Mantenha seu nível de pressão controlado

Fique atento à essas sugestões:

  • Pratique atividades físicas todos os dias
  • Mantenha o peso ideal, evite a obesidade
  • Adote uma alimentação saudável: pouco sal, sem frituras. Coma mais frutas, verduras e legumes
  • Reduza o consumo de álcool. Se possível, não consuma.
  • Abandone o cigarro