Home Care Center 10 anos

Notícias

Avaliação e Certificação da Qualidade no Home Care

O setor de cuidados em casa desempenha um papel vital nos sistemas integrados de saúde, permitindo a passagem dos cuidados agudos, aos cuidados de longo prazo e atendendo as necessidades de cuidados às condições crônicas decorrentes do envelhecimento populacional.

Nesse sentido, o estabelecimento de um sistema de avaliação e certificação da qualidade dos serviços se torna necessário à medida que o setor cresce e novas tecnologias e processos são agregados às práticas gerenciais e assistenciais das empresas. Um dos sistemas mais conhecidos é o da Acreditação que busca a implementação de um modelo voltado para a melhoria contínua dos serviços de saúde.

Relatório da associação Canadense de home care em conjunto com a entidade Accreditation Canada – organismo de acreditação naquele país –, demonstra a melhoria da qualidade dos serviços de assistência domiciliar em empresas acreditadas. No período analisado pelo estudo, as organizações de cuidados domiciliários independentes – empresas privadas – alcançaram um elevado grau de adesão global de 97% às dimensões de qualidade estabelecidas pela Accreditation Canada.

A tabela abaixo ilustra a adesão às dimensões da qualidade:

Dimensão de Qualidade Definição Conformidade (%)
Acessibilidade Estar disponível de acordo com a necessidade do paciente, prestando os cuidados de maneira confiável, consistente, pessoal e justa. 99
Serviços centrados no Paciente Colocar o paciente e a família em primeiro lugar, respeitando a privacidade, dignidade e auto-estima; autonomia e independência. 98
Continuidade dos Serviços Promover uma experiência coordenada e serviços integrados. 98
Eficácia Fazer a coisa certa para alcançar os melhores resultados possíveis. 96
Eficiência Fazer o melhor uso dos recursos. 97
Foco na População Trabalhar com comunidades para antecipar e satisfazer as necessidades. 97
Segurança Manter os paciente seguros. 96
Saúde no Trabalho Apoiar o bem-estar no ambiente de trabalho 97
Média 97
Fonte: Compliance for independent home care organizations by quality dimension, 2011-2013*. Tabela 6. Home Care in Canada: Advancing Quality Improvement and Integrated Care

Para a Accreditation Canada algumas práticas são essenciais às organizações acreditadas, ações que visam mitigar os riscos e contribuir para a melhoria da qualidade e segurança dos serviços oferecidos em casa. O mapa abaixo ilustra quais são essas práticas:

  • Cultura de Segurança: a) Prestação de contas para a qualidade; b) Divulgação e Publicação dos eventos adversos; c) Relatórios trimestrais de segurança do paciente; d) análise prospectiva relacionada à segurança do paciente;
  • Comunicação: a) função do paciente e da família quanto à segurança; b) Relação sobre o que não fazer; c) Transferência de informação à família e paciente; d) O estabelecimento da medicação como uma prioridade estratégica, para a transição dos cuidados; e) Lista de verificação segura; f) Dois identificadores de pacientes.
  • Uso de Medicação: a) Gestão de antibióticos; b) Medicações de alto risco; c) Segurança acerca de narcóticos; d) Treinamento em processos de infusão.
  • Força de trabalho: a) Fluxo de clientes; b) Segurança do paciente (educação e treinamento); c) Plano de segurança do paciente; d) Programa de manutenção preventiva; e) Prevenção de violência no local de trabalho.
  • Controle de Infecção: a) Conformidade para higienização das mãos; b) Educação e treinamento para higienização das mãos; c) Taxa de infecção.
  • Avaliação de Riscos: a) Estratégia para prevenção de falhas; b) Avaliação dos riscos do nível de segurança; c) Prevenção de úlceras de pressão; d) Cuidados com a pele e feridas; e) Prevenção contra suicídios; f) Prevenção de trombose venosa profunda.

 

O sistema de qualidade é um processo voluntário de escolha exclusiva da própria organização de saúde. No Brasil já é possível localizar empresas de home care certificadas e em busca certificados de acreditação ou de outros sistemas de qualidade. É uma prática que visa acima de tudo a qualidade dos serviços oferecidos ao paciente.