Home Care Center 10 anos

Soluções em Home Care

Assistente Social

A Home Care Center conta com uma equipe altamente especializada de Assistentes Sociais sempre prontos e preparados para avaliarem a apreensão da realidade, que é norteada pelos princípios éticos- políticos no seu desempenho diário. A visita domiciliar propõe realizar de forma clara e simplificada um estudo social através da investigação no espaço do individuo em seu âmbito familiar, incorporando outros instrumentais técnico-metodológicos tais como a observação e a entrevista, competindo ao mesmo investigar através da leitura da realidade do usuário e de seus familiares, o emprego dos instrumentais necessários aproximando o profissional da realidade da familia e paciente.

Entende-se que o papel do assistente social é o de organizar as mais diversas questões sociais que em sua grande maioria interferem na evolução do tratamento do paciente/cliente. Todo o contexto familiar deve ser levado em consideração, visto que dadas interferências, afetam inclusive a resposta clínica ao tratamento proposto.

O Assistente Social atua no núcleo familiar em um momento de vulnerabilidade. Faz parte das suas atribuições profissionais efetuar a análise social do caso,levantando o perfil social dos casos atendidos ,utilizando  ferramentas, como :entrevistas, visitas domiciliares e hospitalares,relatórios entre outras, a fim de realizar diagnóstico para possível intervenção.

 

Destacamos entre suas atribuições:

 

  • Sensibilização para internação domiciliar, ou seja , clarificar o que é Home Care;
  • Atender, acompanhar e monitorar os casos atendidos pelo Home Care;
  • Efetuar o acolhimento da família e orientá-la em relação à situação social enfrentada;
  • Sensibilização para a alta e  eventuais processos de “desmame”.
  • Avaliação de critérios de cunho psicossocial, econômico e ambiental
  • Contudo, acreditamos que uma das principais funções do Assistente Social dentro do Home Care é a de atuar junto a Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), aproximando  os profissionais, reforçando a necessidade de parceria no trabalho a fim de evitar conflitos que geram perda de tempo, resistência em acatar as determinações dos profissionais, insatisfações, retrabalho e no fim, evitar e minimizar prejuízos a toda a cadeia assistencial.

 

O Serviço Social como vetor de qualidade ao Home Care

Com a proximidade que o Assistente Social adquire tanto com as famílias, quanto com os profissionais envolvidos no caso, acreditamos ser possível a este profissional ser um instrumento importante para o constante aprimoramento da qualidade na prestação de serviços.

Este relacionamento possibilita através de técnicas especialmente desenvolvidas para este fim, mensurar a qualidade de atendimento prestado e identificar focos de dificuldades, gargalos técnicos ou operacionais, objetivando melhorar a satisfação do cliente, além de promover a adoção de medidas preventivas e/ou corretivas para todo o processo.