Home Care Center 10 anos

Soluções em Home Care

Nutrição

O atendimento domiciliar tem a finalidade de garantir assistência humanizada e ainda proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes, assim como também promover educação em saúde junto aos familiares e cuidadores. Este tipo de assistência irá proporcionar uma avaliação mais precisa das reais necessidades nutricionais dos pacientes, uma vez que a maior parte destes são indivíduos acima de 60 anos de idade e portadores de elevados índices de desnutrição, fatores estes que geralmente interferem na recuperação clínica dos mesmos.

O atendimento nutricional domiciliar estará sempre focado na finalidade de prestar uma assistência baseada na eficácia, eficiência, qualidade e humanização dos cuidados de nossos pacientes.

Neste contexto, o engajamento da terapia nutricional domiciliar (TND) é fundamental para iniciar as adaptações necessárias, uma vez que no domicílio as particularidades e a dinâmica da residência a diferenciam do âmbito hospitalar. Destaca-se o binômio paciente/família em que a participação do cuidador (familiar ou não), e seu comprometimento nessa nova fase, é importante para a recuperação ou manutenção do quadro clínico, garantindo a sobrevida e proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes.

A atuação do nutricionista não se limita somente a orientação quanto a oferta de alimentos, mas também ao acompanhamento e aconselhamento nutricional necessários, sendo que a complexidade do atendimento será determinada pela patologia de base e/ou associadas, que podem causar alterações no comportamento alimentar, como por exemplo, pacientes em uso de antibioticoterapia, traqueostomizados, ou a utilização de sondas nasoenterais ou ostomias como via de alimentação, bem como a presença de transtornos da deglutição, digestão e absorção dos alimentos e nutrientes, como disfagia, odinofagia, náuseas e vômitos.